domingo, 7 de junho de 2015

Carina Vitral é a nova presidenta da UNE

Carina Vitral é eleita presidenta da UNE. Foto: Vitor Vogel/UNE
Pela primeira vez na história, a União Nacional dos Estudantes (UNE) terá uma sucessão entre mulheres. O 54º Congresso da UNE (CONUNE), que terminou neste domingo (7), em Goiânia (GO), elegeu a estudante de economia da PUC-SP, Carina Vitral, como nova presidenta da entidade. Carina sucede a pernambucana Vic Barros na condução da entidade.

Natural de Santos (SP), 26 anos de idade, Carina Vitral iniciou sua atuação no movimento estudantil em 2009, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Entre 2011-2013, Carina fez parte da direção da UNE. Nos últimos dois anos, foi presidenta da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP) e esteve à frente da juventude na conquista do passe livre estudantil nos transportes do Estado. 

Diferentemente dos três últimos presidentes da entidade, alunos de grandes universidades públicas brasileiras como UFRJ e USP, ela representa a multidão de estudantes das particulares que se tornaram protagonistas no país a partir de programas como o Prouni e o Fies. Carina defende maior empenho da UNE na regulamentação do ensino superior privado, ampliação da assistência estudantil, mudanças na política econômica do país, taxação das grandes fortunas e a reforma política democrática com o fim do financiamento privado de campanhas.

Na pauta da educação, sinaliza para um período de muita agitação também nas universidades federais, que já sofrem com o contingenciamento de verbas neste ano de 2015. Anuncia uma campanha de grandes proporções pela ampliação da assistência estudantil e pela implantação devida do Plano Nacional de Educação no país.

Ela promete uma UNE radicalizada, já nos primeiros meses de mandato, contra retrocessos como a redução da maioridade penal. Outra postura firme da entidade deverá ser pela reforma política democrática, pelo fim do financiamento privado de campanhas e pela inclusão dos jovens na política.

Ao lado de Carina estará Moara Correa Saboia, 25 anos, estudante de Engenharia Civil da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Esta será a primeira vez que os cargos de presidência e vice-presidência serão ocupados por mulheres.

O 54º Congresso da União Nacional dos Estudantes

A plenária final do encontro contou com a participação de 4.071 delegados, representando mais de 98% das universidades do país, e consolidou esta edição do congresso como um dos maiores já realizados pela UNE. 

Carina Vitral foi eleita pela chapa “O movimento estudantil unificado contra o retrocesso em defesa da democracia e por mais direitos”, que obteve 2.367 (58,14%) dos votos.

Também participaram da eleição a chapa “Eu acredito que você vai gritar junto”, que obteve 34 votos; a chapa “Campo popular que vai botar a UNE pra lutar”, que obteve 724 dos votos; a chapa “Contra os cortes. Coragem para lutar”, que obteve 242 votos; e a chapa “Oposição de Esquerda”, que obteve 704 votos.

O congresso definiu os rumos e o posicionamento da UNE diante da atual conjuntura do país. Uma das principais girou em torno do tema da redução da maioridade penal. Os milhares de estudantes presentes se mostraram veementemente contrários à proposta. Um ato de repúdio ocorreu durante a plenária final, quando o bandeirão “Redução é roubada” circulou em todo o ginásio Goiânia Arena.

A UNE lançou ainda o relatório da sua Comissão da Verdade, um estudo de dois anos realizado por pesquisadores sobre a violência da ditadura militar contra estudantes, entre eles o ex-presidente da entidade Honestino Guimarães, natural de Goiás.

Com informações da União Nacional dos Estudantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário